Você sabe o que é Cultura Kombucha?

Às quartas-feiras costumo visitar uma loja de produtos saudáveis aqui na minha cidade, Goiânia (GO). Lá, encontro muitas novidades sempre e experimento algumas. Ontem conheci uma bebida orgânica curiosa.



Doce e de aspecto bem vermelhinho, não acreditei que fosse natural. Li e reli o rótulo dos ingredientes para verificar de quais compostos a bebida era feita. Lembra bem Gatorade ou mesmo uma Keep Cooler sabor morango, o que amo! Mas é uma bebida natural chamada kombucha. Pesquisando, descobri que ela vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e nas dietas equilibradas. Esta que provei ontem é da marca Flyt ( lê-se “fliti”, significa “fluir” em norueguês).

O “Kombutchá”, como se pronuncia, é uma bebida a base de chá fermentado por micro-organismos (leveduras e bactérias) que fazem muito bem à saúde. Com propriedades para melhorar o sistema imunológico, regularizar as funções do intestino, aumentar a energia e até mesmo emagrecer, esta é uma bebida chinesa milenar. E é deliciosa, viu?! É naturalmente gaseificada, então não faça como eu não sacuda antes de beber.

Cultura para a produção do Kombucha.
Bonito não é... Mas vira coisa boa! rs

"Para produzir o Kombucha é preciso cultivar um scoby (uma cultura viva, de aspecto gelatinoso, parecida com uma massa de panqueca, composta por bactérias e leveduras) junto a 10% do chá da safra anterior. Esse scoby é adicionado a um recipiente de vidro com aproximadamente três litros de chá preto com açúcar em temperatura ambiente, coberto com um pano limpo para que ele possa respirar e se reproduzir. Ao fim de dez dias, em média, o scoby resulta em um “filhote” e a bebida finalmente está pronta para o consumo. Ah, sim. Antes deve ser coada…" (Fonte: VEJA)

Legal, não é? A gente ainda vai ouvir falar muito sobre.


Um comentário:

Siga também no IG:

Posts mais recentes

recentposts