Os benefícios de subir e descer escadas

Ao subir e descer escadas trabalhamos músculos diferentes, por isso é recomendado combinar as duas atividades. Elas nos ajudam a tonificar as panturrilhas, glúteos e quadríceps e a reduzir gordura.


Entre os adeptos do treinamento funcional, programas de exercícios em escadas são especialmente criados. A atividade aeróbica estimula a quebra de moléculas dos macronutrientes dos alimentos consumidos, consequentemente, ajuda a eliminar a gordura armazenada no corpo. Portanto, auxilia no combate à celulite e é ótima para a saúde cardiovascular.

Ao subir ou descer escadas, a intensidade da atividade é quase a mesma. Na subida, glúteos e quadríceps são trabalhados, enquanto que, ao descer, só os quadríceps que trabalham controlando o impacto da gravidade.

O melhor de tudo isso é que escadas podem ser encontradas pertinho de você. Com roupa adequada, postura ereta, abdômen contraído e concentração no movimento para não sobrecarregar a coluna, você pode se exercitar certa de que resultados virão com a disciplina. E, se a atividade for coadjuvante de outros exercícios aeróbicos, como caminhada e corrida, mais estrelinhas :). 

Depois de algum tempo (pode ir gradativamente aumentando tempo de exercício e intensidade), pode-se, inclusive, criar combinações na sua rotina ativa, como:

1) Subir na ponta dos pés
Suba as escadas com as pernas juntas e dando saltos de degrau em degrau. Para alcançar resultados satisfatórios, o exercício deverá ser feito em pelo menos dez degraus. Repita mais três séries, isso ajuda a melhorar a força explosiva e a elasticidade dos músculos.

2) Correr (Tiro)
Suba escadas com a máxima velocidade que conseguir. Recupere o fôlego descendo e repita o mesmo procedimento três vezes.

3) Saltar a cada dois degraus
Suba de dois em dois degraus, salte pelo menos seis vezes, o que corresponde a 12 degraus. Faça quatro séries e desça.

4) Subir com um pé só
Dando saltos com uma só perna, flexione a outra perna para trás, de modo que ao saltar, essa perna não toque o chão. Fazer quatro séries (duas com cada perna) e descansar na descida.

Bora? Agora é hora de dar o seu máximo!
*Não se esqueça de saber se está tudo ok com a sua saúde antes de iniciar qualquer atividade física.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.