Crise: ela também te pegou?

Faz tempo que ouço muita gente reclamar dela. Entra mês, sai mês e nenhum sinal de melhora para aliviar nosso sono. Cuidar das finanças nunca foi tarefa tão difícil em tempos (que perduram e perduram) de crise. Os míseros reais daqueles que trabalharam assalariados já não custeiam o básico, e lá vamos nós sonhar enquanto ainda há verba na conta, enquanto alimentamos o gostinho de que ainda há chance de algo mudar.


Mas, enquanto isso, não podemos ficar de braços cruzados. O que fazer? Preparei um guia com ideias para você não desanimar e fazer seu dinheiro render. São coisas simples que você pode praticar desde já.

1) Se você é uma pessoa consumista, evite comprar por impulso. Parece óbvio, mas, se você analisa por alguma tempo, pode acabar percebendo que a compra era fútil, descartável, desnecessária. Sonhe, busque o produto, mas pense por dois dias sobre o gasto. Você realmente precisa daquilo? Trará benefício?

2) A maior parte das pessoas que estão à nossa volta também reclama que está apertada. Já pensou em trocar serviços com alguém? De repente, você, que trabalha com propaganda, precisa pintar seu apartamento e está sem grana; seu colega, pintor, precisa investir em um projeto visual para melhorar a visibilidade do seu trabalho juntos aos clientes. E aí? Vocês trocam serviços e saem satisfeitos. E gastando quase nada.

3) Se você ama se exercitar, ou, por recomendação médica, precisa se movimentar e está sem grana, uma boa dica é usar os meios que estão à sua disposição. Se você mora em prédio, qual a sua desculpa para subir escadas? Se mora próximo a um parque, por que não caminhar/correr todos os dias?

4) Só no Brasil, 26,3 milhões de toneladas de alimentos têm o lixo como destino todos os anos. Este gigantesco desperdício poderia matar a fome de mais de 2,1 milhões de brasileiros que, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgado em 2014 pelo IBGE, passam fome.

Você já parou para imaginar quanta comida da sua geladeira vai para o lixo todas as semanas? Com a crise, que já entrou pela porta há meses, você tem mais um motivo para economizar. Reinvente-se. Compre o necessário e faça bom uso dos alimentos. Este aplicativo este site podem te ajudar a criar receitas a partir dos ingredientes que você tem em casa.

5) A gente vive em uma sociedade que julga o ter, e as redes sociais só potencializam este discurso. Uma boa saída pode ser deixar de seguir, por um tempo, pessoas que tem como único diferencial expor conquistas materiais. Isso vai te fazer bem, acredite!

6) Veja graça nas coisas simples também. Não deposite a sua felicidade nas compras ao vento. Seja mais zen. =)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.