Substituindo alimentos para uma dieta mais equilibrada


Em algum momento de nossas vidas, começamos a notar algumas diferenças em nosso corpo e saúde. É aí que começamos a nos preocupar com os dias que virão.

Com o avançar da idade, - ainda que ganhar peso e envelhecer não andem necessariamente juntos, - devemos nos preocupar cada vez mais, pois o ritmo metabólico diminui, e o aumento de peso acontece para aqueles que continuam com a dieta de um organismo mais jovem, ainda mais quando não nos exercitamos frequentemente. Portanto, são motivos fisiológicos e também comportamentais.

Com meus vinte e poucos, já me livrei dos apelidos chatos da magreza da infância, adolescência e, até mesmo, da fase jovem, quando na faculdade. Mas agradeço a genética, pois como bastante. Quem me conhece, sabe. Mas, ainda assim, sinto maior predisposição a ganhar uns quilinhos a mais. Mas tudo isso depende dos SEUS hábitos de vida.



Para te ajudar nessa mudança de rotina, listei, abaixo, substituições que podemos fazer no dia a dia para uma alimentação mais leve e saudável.

1) Troque o pão francês, o arroz branco e a massa branca pelos integrais. Batata-doce, arroz integral, pão integral, massa integral e aveia, em quantidade moderada, são ótimas fontes de carboidratos.

2) Iogurtes e leites integrais devem ser substituídos pelos desnatados.

3) Como fonte de proteínas, consuma as magras: peito de frango, peixe, peito de peru, queijo branco, queijo cottage, ricota e ovos.

4) Consuma gorduras boas: azeite extra virgem, óleo de coco, óleo de canola, abacate, amêndoas, nozes e castanhas do pará.

5) Como lanche, dê preferência às frutas: maçã, pera, mamão e banana são ótimas fontes de vitaminas e nutrientes para o seu dia a dia.

6) Barrinhas de cereal são enganosas, por isso procure observar a quantidade de gordura que possuem. E se tiverem açúcar em sua composição, evite consumir.

7) Deixe seu doce favorito ou seu jantar para o final de semana.

8) Caso sinta vontade de um docinho durante a semana, opte pelo chocolate 75% cacau (30g).

9) Consuma grãos: quinoa, gergelim, linhaça, farelo de trigo, e germe de trigo.

10) Troque o açúcar pelo adoçante (evite o aspartame).



E lembre-se: é muito importante comer de forma equilibrada de 3 em 3 horas!

- Se você precisa de dicas para manter a geladeira em ordem e conservar os alimentos por mais tempo, clique aqui.

- Se você decidiu aliar a dieta equilibrada à atividade física, confira dicas do que levar na bolsa de academia, clicando aqui.

Estou adorando dividir este assunto com vocês. Beijo de quem sairá da frente do computador direto para a academia! ;*

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.