Comprinhas saudáveis


Oi, gente! Tudo bem? O que estão achando das dicas partilhadas? Espero que estejam gostando. E se quiserem algum conteúdo específico, deixe comentário aqui, ou envie para meu e-mail (analidia@egarotas.com).

Saí com a intenção de repor a pasta de amendoim, que já estava no fim, e castanhas. Em Aparecida de Goiânia, cidade que é colada na capital, Goiânia (GO), fui até o Bretas, no Buriti Shopping, e consegui encontrar castanhas do pará e nozes em quantidade fechada. Saindo de lá, encontrei uma loja recém aberta no shopping, a Viva Bem, e acabei levando para casa os produtinhos saudáveis. Na cesta abaixo, você confere explicações sobre benefícios e uso de cada um.


O sal marinho tem teor mais baixo em sódio e é bastante recomendado por pessoas que têm problemas cardíacos, aqueles que sofrem de obesidade, ou simplesmente para quem deseja cuidar da saúde.

Vamos por partes: o sal comum passa por um processo onde o magnésio e outros minerais são eliminados. Além disso, o iodo natural é destruído durante sua refinação e o iodo de potássio é adicionado em altos níveis, quase sempre níveis tóxicos.

Logo, é adicionada dextrose como estabilizadora e um agente de branqueamento para que o sal chegue à cor que conhecemos. O sal do mar, ou sal marinho é seco naturalmente, ao sol. Não passa por nenhum processo e contém quantidades microscópicas de vida marinha e claro, iodo natural. É de coloração menos branca e levemente mais úmido.


Ao consumir o sal marinho diariamente, equilibraremos e nutriremos nosso organismo com minerais essenciais. Alguns dos benefícios que este sal nos oferece são:

– Excelente para a concentração e expansão muscular, estimulo dos nervos, bom funcionamento das glândulas suprarrenais e em outros processos biológicos;
– Nos proporciona cloreto, que serve para produzir os ácidos necessários na digestão de proteínas, enzimas e hidratos de carbono;
– É excelente para pessoas que desejem equilíbrio do peso;
– Por conter magnésio, ajuda na produção de enzimas, transmissão nervosa, formação óssea, resistência a doenças cardíacas e criação de esmalte para os dentes;
– Deve ser consumido por crianças pequenas, pois ajuda no desenvolvimento cerebral;
– Ajuda a estabilizar os batimentos cardíacos e serve para regular a pressão arterial ou frear os níveis altos;
– Elimina os depósitos de sódio prejudiciais ao corpo;
– Permite um sono mais profundo, relaxante e longo (se ingerido com água quente antes de dormir);
– Limpa a mucosa, congestão nasal e seios nasais;
– Mantém os eletrólitos no corpo, essenciais para o processamento da comunicação entre as células do cérebro;
– Combate a retenção de água e ajuda a dissolver cálculos renais.


A banana passa é um lanche saudável entre as refeições e substitui bem a falta de um doce. Esta fruta seca, assim como damasco, uva passa, ameixa, figo, tâmaras, entre outros, não possui adição de açúcares e, por isso, consegue saciar todas as vontades e ainda incluir na alimentação os importantes nutrientes da banana.


O chá de maçã com canela é uma combinação saborosa e saudável.

O chá de maçã auxilia no processe de digestão, reduz os inchaços, dificulta a absorção de gorduras pelo organismo e, por ser rico em fibras, ainda melhora o funcionamento do intestino. A maçã também possui substância antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o surgimento de diversas doenças. O chá de canela, por seu turno, estimula a produção de insulina e também dificulta a absorção de gorduras. A bebida também acelera o metabolismo e ajuda a combater doenças infecciosas. Por isso, a combinação da maçã com a canela é ótima para quem quer perder peso, além de ajudar no controle do diabetes e do colesterol alto.


A castanha-do-Pará é um alimento especial, que contém diversas propriedades que beneficiam nossa saúde, sendo rica em alguns componentes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, como as fibras, cálcio, proteína, ferro, potássio, selênio, vitaminas, ácido fólico e zinco.

Apenas uma castanha por dia já é suficiente para suprir a quantidade de selênio necessária com sobra, e esta recomendação dos nutrólogos deve ser seguida à risca, pois, se consumido em excesso seguidamente, o selênio pode mostrar um lado ruim: a toxicidade! Isto, claro, se o exagero for cometido todos os dias, se for uma vez ou outra, o máximo que acontecerá será a pessoa ficar com um “bafo de alho” (sim, o hálito fica ruim como se tivesse comido muito alho!) e o consumo exagerado não potencializa a ação das proteínas com o selênio, então, moderação é a palavra de ordem!


As nozes são uma grande fonte de nutrientes, é um dos alimentos mais saudáveis que alguém pode comer. As nozes são ricas na vitamina E (um grande antioxidante), vitaminas no complexo B, fibras, proteínas, cálcio, magnésio, cobre e L- arginina. As nozes ainda contém omega 3.

Este os benefício deste fruto oleaginoso, podemos citar:

Combate o Alzheimer: Segundo estudos conclui-se que o extrato de nozes tem efeitos protetores contra o estresse oxidativo e a morte das células que se produzem no cérebro das pessoas que sofrem de Alzheimer. Isso acontece devido à quantidade de ácido alfa-linolênico (ALA), um ácido graxo ômega-3 de origem vegetal.

Antioxidante: A noz é o fruto seco com mais antioxidantes. Segundo o autor do estudos, 7 nozes ao dia é suficiente para reduzir o risco de sofrer de diabetes, problemas cardiovasculares e até cancro.

Coração saudável: Ao comer nozes diariamente cerca de 7 nozes ao dia, estamos a contribuir para a prevenção de doenças do coração, reduz 30% das probabilidades de sofrer doenças cardiovasculares e reduz 40% das probabilidades de sofrer um AVC (acidente vascular cerebral).

Reduz a gordura: As nozes também podem diminuir o peso, uma vez que a serotonina também é responsável pela melhora na transmissão de sinais nervosos, reduzindo a sensação de fome e a concentração de substâncias relacionadas com a inflamação. A substância também combate a obesidade abdominal, a hipertensão e melhora a saúde cardíaca.


A manteiga ou pasta de amendoim sacia a fome, é nutritiva e traz benefícios à saúde. Aliada dos atletas e do coração, o alimento também previne o diabetes e contribui para a perda de peso, se bem utilizada. Quer saber mais? Fiz um post sobre a pasta de amendoim aqui.

Espero que tenham gostado das dicas! Fiz o post com muito carinho :)
Beijos e até breve!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.