Como organizar a geladeira


Ainda falta muito para eu me transformar em uma expert em organização de geladeira, mas, no tempo de casamento, já consegui observar o quão difícil fica encontrar os alimentos quando estão fora de lugar. Organizar o refrigerador auxilia na conservação, ganho de tempo e economia. Afinal, você também já deve ter reparado que, assim como um guarda-roupas bagunçado, - em que achamos que não temos roupa para determinada ocasião -, quando a geladeira está fora de ordem, a gente acaba pensando que não tem alimento para preparar uma refeição bacana.

Antes de tudo, tire todos os alimentos da geladeira e limpe as prateleiras e compartimentos. Nesta etapa, você descarta alimentos vencidos ou estragados. Feito isso, vamos às dicas:


Gerais:
- Pequenas sobras de comida podem ser armazenadas em potes de plástico ou de vidro. Prefira os transparentes e em formato quadrado ou retangular, que se encaixam nos cantos. Guarde as sobras juntas para ficar mais fácil de visualizar no dia a dia e não desperdiçar.
- Carnes devem ser guardadas no congelador ou no lugar mais frio da geladeira, se o consumo for no mesmo dia. Nunca lave as carnes.
- A gaveta grande da geladeira serve para manter os legumes e verduras frescos. Procure manter esses alimentos em saquinhos, pois isso aumenta a sua durabilidade e ainda mantém a gaveta limpa.
- Somente as frutas maduras ou já cortadas devem ser guardadas na geladeira. O restante pode permanecer em temperatura ambiente.
- Na porta, dê preferência para bebidas e todos os mantimentos que forem armazenados em garrafas ou potes.
- Procure etiquetar todos os alimentos guardados em potes de plástico ou vidro, tanto na geladeira quanto no congelador. É interessante colocar também a data de validade em cada uma das etiquetas.
- Você pode usar cestos de plástico para setorizar os alimentos na geladeira, se as prateleiras forem grandes.
- Você também pode ter uma cestinha para artigos do café-da-manhã- assim, quando puser a mesa, basta pegar a cestinha com tudo dentro.
- Coloque alimentos que estragam facilmente perto do congelador e os que estragam menos facilmente distantes do congelador.
- Evite colocar alimentos ácidos (como limão) principalmente depois de partidos, em contato direto com as paredes internas, pois podem vir a manchar.


Carnes:
- As carnes cruas frescas estragam-se facilmente devem ser colocadas na gaveta de carnes separadas ou quantidades que serão consumidas.
- Para conservação mais prolongada devem ser mantidas no “freezer”.
- Carnes cozidas devem ser mantidas no congelador e envoltos em papel alumínio.

Frutas:
- Frutas e verduras lave as verduras, escorra a água, antes de por na geladeira.
- Remova caules e folhas que não serão usadas.
- Salpique com água as verduras e coloque na gaveta própria ou em sacos plásticos.

Enlatados:
- Não devem ser colocadas na geladeira na lata original pois o seu revestimento interno pode se oxidar em contato com o ar ocasionando a perda do alimento.
- Despeje num tupperware ou recipiente de vidro com tampa.

Ovos:
- Devem ser colocados dentro da geladeira e não na porta, onde sofre variação de temperatura e trepidações.

Queijos:
- Devem ser bem guardados em papel encerado, papel alumínio, plástico ou até mesmo em vasilhas com tampa.

Conservas:
- Conservas, geleias, vidros de azeitona, alimentos para crianças podem ser colocados nas prateleiras da porta.

Bolos:
- Bolos, doces e tortas devem ser colocadas nas prateleiras intermediárias.
- Sopas, caldos, feijão cozido também, porém sempre em vasilhames com tampa.

Gostaram? Reuni dicas de dois sites: http://vidaorganizada.com e http://www.fazfacil.com.br

2 comentários:

  1. Testei é realmente fica tudo mas prático,e como faço dieta fica tão mais montar as 6 marmitas diárias!!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.