Benefícios da sauna

Alguns amam, outros não chegam perto. Fazer sauna vai mesmo de um extremo a outro quando a pergunta a questão é preferência. Eu tinha muitas dúvidas sobre essa prática. Pesquisando, encontrei muitos benefícios para corpo e mente.


A sauna úmida, ou a vapor, é utilizada há milênios. Consiste em receber banhos intensos de vapor gerado através de mecanismos próprios. A temperatura habitual nesta modalidade oscila entre os 40ºC e os 50ºC, e tem a vantagem adicional de lhe permitir respirar o vapor, com benefícios para as vias respiratórias.

Quanto à sauna seca, trata-se de uma herança finlandesa, país onde ainda hoje é extremamente popular e para muitos um hábito diário. Neste caso, o calor é gerado através de pedras quentes, nas quais se deita ocasionalmente água para aumentar a temperatura. Dadas as características da sauna seca, o corpo humano tolera facilmente temperaturas invulgarmente altas: nunca descem dos 60ºC, mas nalguns casos chegam mesmo aos 80ºC sem causar incômodo (bem pelo contrário).


Seja ela seca ou úmida, a sauna tem muitas vantagens terapêuticas. De forma geral, a transpiração gerada alivia a tensão, estimula a circulação sanguínea e ajuda a rejuvenescer a pele. Meia hora de sauna pode equivaler a dez minutos de exercício cardiovascular ou corrida leve.

Sobre a perda de peso,  na sauna a vapor, você pode perder até 125 gramas em dez minutos; na seca, a temperatura é mais alta, mas por conta da menor umidade você consegue suportar o calor por muito mais tempo e perder até 500 gramas em dez minutos. Mas praticamente tudo o que eliminar será em forma de suor (só água e sal).

Com relação à limpeza da pele, a transpiração na sauna abre os poros e ajuda a remover sujidade da epiderme, camada superficial da pele. Mas não elimina toxinas de dentro do corpo, como algumas pessoas acreditam. Já na sauna seca, o corpo tende a dilatar seus capilares para expulsar o calor, mas retém a umidade, o que pode acabar prendendo algumas sujeiras nos folículos.

Valem algumas dicas para relaxar e aproveitar a experiência revigorante:
-  Tome uma ducha rápida antes de entrar na sala. O calor intenso abrirá os poros, atuando como agente purificador. Portanto, a pela deve estar minimamente limpa da poluição do dia a dia;
- Sempre que entrar e sair da sala, seja rápido, pois o ato provoca uma quebra da temperatura, que será tanto maior quanto mais tempo deixar a porta aberta;
- Inspire fundo de forma regular e pausadamente – sobretudo no caso do vapor;
- Deve evitar refeições e bebidas alcoólicas antes de ir para a sauna;
- Por questões óbvias de higiene, sente-se sempre numa toalha, mesmo que não vá para a sauna como veio ao mundo;
- Pode optar por aromatizar a sauna, bastando para isso colocar ambientadores ou folhas e plantas no seu interior;
- No final da sessão, dê tempo para o seu corpo recuperar a temperatura original, e evite vestir logo as suas roupas.


Fontes: globo.com e abcpiscinas.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.