Benefícios da pasta de amendoim integral


A manteiga ou pasta de amendoim sacia a fome, é nutritiva e traz benefícios à saúde. Aliada dos atletas e do coração, o alimento também previne o diabetes e contribui para a perda de peso, se bem utilizada.

Muitas pessoas, como eu (que achava!), confundem o amendoim e acreditam que ele, com seu alto teor de gordura, faz parte do grupo das sementes oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas. A verdade, no entanto, é que o amendoim é uma leguminosa, mais próximo do feijão. E tem em sua composição 50% de gordura, 25% de proteína, 20% de carboidrato e 5% de fibra. É também Ela é uma excelente fonte de vitamina E e de vitaminas do complexo B, principalmente B3, B6, folato e biotina. A manteiga é rica em diversos minerais, como ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco, selênio, cobre, manganês e cálcio. Contém, ainda, fitosteróis, ácido cumárico e resveratrol, antioxidantes que, em conjunto com a vitamina E, ajudam a prevenir doenças cardíacas e câncer.

Para quem malha, é excelente fonte de energia e contém um alto teor de proteínas que ajudam na construção muscular.  Rica em potássio e magnésio, a pasta ajuda na aceleração e recuperação dos músculos cansados.

Mas saiba que é muito importante saber consumi-la, sem excessos.  A pasta pode ser ingerida ao natural, direto na colher; pode ser colocada no pão ou na tapioca, acompanha uma banana, turbina sucos e vitaminas, e também pode ser usada no preparo de pratos diversos: combina com aves, arroz, quinoa e legumes.

Apenas uma colher de sopa caprichada tem 90 calorias, que é a quantidade suficiente para enriquecer a refeição, seja o café da manhã ou um lanche. Quem malha ou tem um estilo de vida ativo pode aumentar o consumo para duas colheres de sopa. O legal é que sacia a vontade de comer doces.

Você pode comprar a sua, ou mesmo preparar em casa. Saiba como:

INGREDIENTES

- 1 xícara (chá) de amendoim torrado, sem pele e sem sal;

- 1 colher de chá de estévia, sucralose, mel, açúcar mascavo ou açúcar demerara.

PREPARO

Bata bem o amendoim até formar uma pasta (dica: para o amendoim virar uma pasta rapidamente, aqueça-os em temperatura baixa no forno por no máximo 10 minutos, dependendo da potência do seu forno. Não deixe torrar).
No liquidificador, coloque o amendoim e bata até virar uma pasta. Você pode acrescentar um a dois dedos de água fervente para ajudar no processo. Então, coloque o adoçante da sua preferência.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.