Diário pet: escolhendo a companhia

Oi, gente! Tudo bem com vocês?

Há poucos dias, nossa pequena chegou para alegrar o lar. Alegrar e tirar nosso sono também (rs). Adotar um cãozinho recém-nascido dá um trabalhão. Com pouco mais de dois meses e muita fofura, João e eu fomos mais coração que mente, no primeiro momento.

Levamos para casa e compramos tudo o que era necessário para que se acostumasse conosco e se sentisse feliz. As primeiras noites foram difíceis. Se você mora em apartamento e tem um cãozinho, sabe do que estou falando. Muito choro e bastante bagunça. Lemos muito sobre como fazer certinho desde o começo e colocamos tudo em prática, já iniciando o processo educativo (rs).



Se você tem certeza de que deseja investir tempo e dinheiro em um cãozinho, você precisa pesquisar bastante antes. Leia sobre cuidados, temperamento, peso e tamanho, e por aí vai. O animal deve se adaptar a você e vice-versa. Levando em conta as características dele, fica mais fácil mais tarde.

Depois de vários dias, escolhemos o Shih Tzu, por ser uma raça de porte pequeno, dócil e que não late muito. Se você também se interessa pela raça, continue lendo sobre o que encontrei na net. ;)

A popularidade da raça está relacionada a diversas qualidades, como ser amistoso, independente, ativo, inteligente, pelagem longa, não exige passeio com frequência. Além disso, se você quiser brincar, ele brinca. Se você for descansar, trabalhar ou tiver que deixá-lo sozinho, é só deixar vários brinquedos interessantes que ele se vira bem. Bom para quem fica menos tempo em casa, né?

Mas também vale lembrar os contras: a pelagem precisa ser penteada todos os dias, pois pelo saudável é responsável por pele saudável do bichinho; a coprofagia (ato de comer fezes) é algo comum na raça e precisa ser investigada; olhos proeminentes, portanto, precisamos ter cuidado com objetos pontiagudos e limpeza frequente; o focinho é curto e eles costumam desenvolver problemas respiratórios por isso, assim o cuidado deve ser redobrado sobre produtos de limpeza muito fortes, cigarro etc.

Mais algumas informações:
(Fonte: Tudo Sobre Cachorros)

Expectativa de vida: 12 a 16 anos
Ninhada: em média 3 filhotes. Pode variar de 1 a 5.
Grupo: 9 – Cães de Companhia
Padrão da Raça: CBKC
Cor: preto, marrom ou branco são os mais populares. É comum serem bicolor.
Pelo: longo
Tamanho: Toy/pequeno
Tosa: requer pouca tosa
Altura (macho e fêmea): até 28cm
Peso (macho e fêmea): entre 4kg e 7kg
Ambiente ideal: O Shih Tzu é o cão ideal para a cidade e para o campo. Na cidade, esses cães se acostumam facilmente com barulhos e o estilo de vida em apartamento. Eles também adoram correr pelo campo, mas eles são pequenos, frágeis e são cães de companhia, por isso mesmo no campo devem ser mantidos dentro de casa. São um dos cachorros mais apropriados para apartamento.


Querem saber mais sobre este diário pet?

Up! Criei o perfil da Amélie no Instagram. Vem seguir! @dogamelie

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.