Cuidado com a pele em cada fase da vida

O cuidado com a pele do rosto deve ter atenção especial, afinal é a primeira impressão que as pessoas têm de nós. E este é um assunto que desde adolescente me interessou. Pesquiso bastante e sempre estou atenta às novidades em produtos.

Existe um cuidado especial para cada tipo de pele, mas algumas dicas gerais podem ser utilizadas sem riscos.



Fase acneica: 13 - 20 anos
Temos uma alteração hormonal grande nesta fase, com a presença de cravos e espinhas. A limpeza deve ser diária, mas cautelosa, pois, quanto mais a gente limpa, mais a pele produz oleosidade. O ideal é que a limpeza aconteça de 2 a 3 vezes por dia. E se persistir aquele brilhinho na pele, podem ser usados lenços do tipo mata-borrão para controle de óleo, e que dão aquele aspecto matte. Também é importante lembrar da higiene adequada quanto à remoção da maquiagem. Tudo isso feito com cautela, pois não queremos ressecar a nossa pele. Portanto, logo após a limpeza, no fim do dia, vale o uso de hidratantes à base d'água.

Primeiros sinais: 20 - 30 e poucos
Esta é uma fase complexa. Ao mesmo tempo em queremos tratar a pele com produtos para ruguinhas, ainda temos espinhas esporadicamente. Então, como fazer?
Devemos tratar com leveza através do uso de sabonetes abrasivos (uma vez por semana) e o mais importante é a prevenção dos primeiros sinais, por meio do uso constante de vitamina C em séruns faciais leves livres de óleo, que podem ser usados antes do filtro solar.
Outra preocupação é a área dos olhos. Os ativos mais importantes para esta área têm que fazer hidratação e estímulo de colágeno. Quanto mais o produto for oleoso, melhor para a área dos olhos.

Madura: acima dos 35 anos
Nesta fase, a pele tem uma tendência maior ao ressecamento e os sinais estão mais marcados. Quem puder, vale investir em tratamentos que faça o estímulo de colágeno. A ingestão oral de antioxidantes também ajuda na qualidade da pele; além de ácido retinoico e todos os seus derivados.

Em qualquer idade: cuidado com o sol em demasia, faça visitas ao dermatologista, faça limpeza a cada 3 meses, hidrate sempre, esfolie uma vez por semana, limpe com suavidade, hidrate também os lábios.

Claro que essas dicas são gerais e podem variar de pele para pele.

Beijos!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.